sábado, 21 de abril de 2012

O Tempo e o Vento em Herval


Daiane Madruga

Herval recebeu no final desta semana a equipe de produção e atores do filme O Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim e com isto se tornou uma das mais belas paisagens naturais a compor os cenários da superprodução cinematográfica.
O lugar conhecido como bibocas, na localidade Jaguarão Chico, abrigou por dois dias as locações das principais cenas vivenciadas por Cléo Pires na interpretação de Ana Terra. Foi ali que uma das personagens mais importantes da obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo encontrou seu grande amor, o índio Pedro Missioneiro. Ali Ana Terra se apaixonou e deu à luz seu filho, Pedro Terra.
Neste mesmo local que abriga o rio onde Ana Terra lavava roupa e se refrescava nos dias de calor, foi construída a cabana do índio, onde foram gravadas cenas como o momento em que Pedro Missioneiro conta a Ana Terra que seu pai e seu irmão irão matá-lo por conta de seu envolvimento e da gravidez de Ana.

Bastidores
A filmagem do filme em Herval mobilizou cerca de 70 pessoas entre atores e equipe de produção. As primeiras pessoas e equipamentos começaram chegaram na tarde de quarta-feira, 18, e na quinta pela manhã atores e diretores já estavam na locação em Herval onde gravaram até a tarde de sexta-feira, 20.
Dentre os atores, além de Cléo Pires gravaram aqui Luiz Paulo Vasconcelos (o pai de Ana Terra), José Henrique Ligabue (o irmão de Ana), e o argentino Martín Rodriguez, que interpreta Pedro Missioneiro. Na direção o renomado Jayme Monjardim, o diretor de fotografia Afonso Beato e o diretor assistente Frederico Bonani – que nos intervalos das gravações era visto com um exemplar de O Continente (o primeiro tomo da obra literária O Tempo e O Vento) nas mãos “às vezes é preciso dar uma olhadinha aqui”, disse.
Para a secretária de cultura, turismo, desporto e lazer, Daiane Madruga, receber as gravações do filme em Herval é muito importante porque é uma forma de valorizar e divulgar um pouco das nossas paisagens. “Com isto surge também um bom momento para investir em projetos para desenvolver o turismo rural”, disse.
Confira algumas imagens:

Cabana do índio Pedro Missioneiro

Jaime Monjardim (E) e Frederico Bonani (D)



2 comentários:

Eu acho umas das melhores abras desse lendário,na pessoa do sr Jaime Monjardin um excelente filme,uma bela história e emocionante.

Postar um comentário