segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Inscrições para cursos pela Plataforma Paulo Freire brem nesta quarta-feira

Estão abertas a partir da próxima quarta-feira (3 de agosto) as pré- inscrições na Plataforma Freire para os cursos do primeiro semestre de 2012.   O prazo para a realização da pré-inscrição vai até o dia 10 de agosto. De 11 de setembro a oito de outubro será o período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais, também referente aos cursos do primeiro semestre de 2012.  Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 08006440600 ou pelo e-mail  plataformafreire@seduc.rs.gov.br.
A formação de professores busca a qualificação dos docentes em exercício na rede estadual, através da adesão ao Plano Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica junto ao Ministério da Educação, entre outros.  O Programa, através da Plataforma Freire, oferece cursos gratuitos de primeira licenciatura para todos os professores da rede que ainda não possuem graduação e no programa de segunda licenciatura para professores que estão atuando em áreas fora de sua formação.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, oferecendo cursos superiores, gratuitos e de qualidade, além de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, estando aberto o processo para formação inicial dos professores.  “A capacitação permanente dos educadores é uma ação importante para criar condições de melhoria do nosso ensino”, ressalta o diretor-geral adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), José Thadeu Almeida.

Calendário:

De 03/08/2011 a 10/09/2011 - pré- inscrição na Plataforma Freire - cursos do primeiro semestre de 2012.

De 11/09/2011 08/ 10/2011 validação das inscrições pelas Secretarias de Educação  estaduais e municipais - cursos do primeiro semestre de 2012.

Para o professor se cadastrar na Plataforma Paulo Freire:

- Acessar o site http://freire.mec.gov.br

- Clicar em Portal do Professor e escolha o link Plataforma Paulo Freire,

- Ao encontrar a expressão  Primeiro Acesso, clicar e  preencher  seus dados, como o CPF e nome completo.

- Cadastrar uma senha (com quatro letras e dois números) e informar o seu e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).

- Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em Já sou Cadastrado, informa CPF e senha e clica em Autenticar,

- Então aparece a tela principal da plataforma.

- Entre a série de ícones informativos, ao encontrar Currículo do Professor, clica e aparecerá o seu nome.Se quiser é possível inserir foto.  

- No campo seguinte, descrever, em poucas linhas, um resumo do seu currículo (formação, experiências).

- Salvar as informações e passar para o campo seguinte, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar;

- No próximo espaço, informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e  trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino);

- No outro espaço, descrever projetos que tenha desenvolvido na escola e;

- Nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação

4 comentários:

Fiz minha inscrção na Plataforma Freire, porém não foi validada. Posso saber o porquê?

EU TRABALHO COMO AGENTE ADMINISTRATIVO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, MAS TENHO O DESEJO DE UM DIA IR MAIS ADIANTE,PORÉM É MUITO DIFÍCIL POIS OS CURSOS OFERTADOS NESSA PLATAFORMA É DISPONIBILIZADO APENAS PARA QUEM É PROFESSOR, E AS FACULDADES FEDERAIS OFERECEM O MÍNIMO DE VAGAS POSSÍVEIS PARA QUEM NÃO É PROFESSOR.POR TANTO EU ACHO QUE O GOVERNO DEVERIA OLHAR PARA AQUELES QUE MESMO FORA DA SALA DE AULA TEM O DESEJO DE IR MAIS ALÉM.

Eu gostaria de saber como efetivamente posso conseguir participar de cursos da Plataforma Freire.Infelizmente, o número de vagas parece ínfimo com relação a quantidade de pessoas interessadas para se qualificar.
Me parece que as autoridades competentes não estão preocupadas em qualificar os profissionais, ou seja, a Educação é cara.

Ana Flávia,
Se o governo prioriza a quantidade de educadores que deseja, imagina àqueles que não estão diretamente dentro de sala de aula como é o seu caso.
Eu sou professora da rede estadual de Minas Gerais, sempre que tento fazer um dos cursos na Plataforma, nunca consigo. Isso, mostra que selecionamos as pessoas para tudo, ou seja, sempre há aqueles que chegam primeiro e são os privilegiados.

Postar um comentário