sexta-feira, 9 de março de 2012

3ª Semana da Mulher é encerrada com caminhada


Daiane Madruga
dcmadruga@gmail.com

As mulheres hervalenses saíram às ruas na tarde do dia 8 de março, durante a 3ª Semana da Mulher, para mostrar a sua força em defesa dos seus direitos. Portando faixas e entoando gritos de guerra mais de cem mulheres participaram da caminhada no último dia do evento.
A tarde de encerramento da 3ª Semana da Mulher começou com a palestra da juíza da comarca de Herval, Patrícia Hartman. A magistrada falou sobre a Lei Maria da Penha, aplicada aos casos de violência doméstica contra a mulher. Logo em seguida as mulheres saíram em caminhada até a Praça Central, onde fizeram manifestações e homenagens pelo dia.
Ao retornarem ao Prédio da Secretaria de Assistência Social foi feita a escolha da Rainha da 3ª Semana da Mulher, que este ano elegeu uma representante do campo e outra da cidade. Numa disputa envolvendo doze candidatas, a escolhida da cidade foi Carla Cristina, a Berê, e, representando as mulheres do campo a eleita foi Marta Fernandes, do Assentamento São Vergílio. “É a mulher que gera os filhos, que os vê crescer, é ela quem gera a sociedade” disse Marta falando sobre a importância da mulher na sociedade. Marta é artesã e agricultora e hoje desempenha um papel importante à frente da Associação dos Agricultores Novo Amanhecer, como coordenadora há cerca de um ano.
De acordo com a secretária de assistência social, Tânia Sallaberry, a proposta da Semana da Mulher é criar um espaço não só para a conscientização, mas para que elas possam se expressar, debater temas de seu interesse, tirar dúvidas e compartilhar suas experiências enquanto mulher, mãe e profissionais, seja no campo ou na cidade. Nos quatro dias de programação foram abordados temas de interesse das mulheres como alimentação, menopausa, Lei Maria da Penha, direitos das mulheres entre outros. Durante a Semana também foram realizados exames de pré-câncer e organizado o “cantinho da Beleza”, um espaço para as mulheres cuidarem do visual.

0 comentários:

Postar um comentário