quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prefeito assina Lei que aumenta o salário básico dos servidores


Reajustes chegam a 169% para servidores que estavam há cerca de 20 anos sem aumento
O prefeito Ildo Sallaberry assinou na tarde desta terça-feira, 13, a Lei nº 966/2011, que aumenta o salário básico dos servidores públicos municipais. A assinatura foi realizada na presença de grande parte dos servidores, marcando assim um momento histórico para a categoria que a cerca de duas décadas não percebia aumento real do vencimento básico.
Oito das doze categorias funcionais dos servidores municipais percebiam salários básicos abaixo do mínimo nacional, necessitando de complemento. “Eu agradeço aos funcionários que aguentaram este período difícil desempenhando suas atividades sem fazer greve ou outro tipo de manifestação, mas acredito que este aumento não foi dado antes porque não era possível e eu tenho certeza que isto vai se reverter em retorno para o município e para a prefeitura”, disse emocionado o prefeito Ildo Sallaberry.
Foram necessários cerca de três meses de estudo para que se chegasse a um fator viável para a implantação dos novos vencimentos, que terão um reajuste de até 169%. A iniciativa acarretará aos cofres públicos um impacto financeiro de 24%. De acordo com Ildo todos os funcionários já receberão o aumento na próxima folha de pagamento.
A classe mais beneficiada com o aumento será a formada basicamente por serventes e operários, que recebiam até agora um básico de R$ 204,28 e passarão a receber R$ 550, além das vantagens, principalmente os servidores em fim de carreira. Para o operário Jesus Silva, funcionário público há 28 anos, a expectativa é grande. “A gente vinha sofrendo há muito tempo sem aumento e isso é bom pra todos nós funcionários, para a prefeitura e o comércio. Todo mundo ganha”, disse. “É louvável a iniciativa do prefeito que teve a coragem de nos dar este aumento, pois é uma coisa que a gente esperava há muitos anos e sempre ouvia que não dava”, disse o colega Pedro Valdemar, que dedica quase três décadas ao serviço público, atuando na Secretaria de Obras.
A servidora Mareci Acosta, que trabalhou na elaboração do Projeto de Lei que institui o novo básico, conta que o que a motivou ainda mais a trabalhar neste projeto foi a importância que terá principalmente para os servidores que precisavam de complemento para receber um salário mínimo. A servidora Rosemeri Martins trabalhou como servente durante seis anos e, após concluir o Ensino Médio, prestou o último concurso, realizado em 2009, para o cargo de Agente Administrativo, para melhorar a renda. Agora ela conta que tem mais um motivo para se sentir mais valorizada. “Fiz o novo concurso porque o salário anterior, mesmo com as vantagens, era muito baixo, e agora, depois deste aumento, me sinto ainda mais motivada”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário