Professores de escolas públicas de todo o país pararam as atividades nesta terça-feira, 16, para pedir o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial para a categoria. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo menos em 11 estados os sindicatos locais prepararam assembleias e outras atividades de mobilização. Em Herval os professores das redes municipal e estadual também aderiram à paralisação.
Hoje à tarde os professores da rede municipal entregarão ao prefeito Ildo Sallaberry um documento no qual solicitam a retirada do Projeto de Lei nº 42, que institui o novo Plano de Carreira do Magistério Muinicipal. De acordo com o professor José Eduardo Carvalho, membro da comissão de negociação com o executivo, a proposta do documento é abrir uma nova discussão em torno do novo Plano de Carreira.
A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 950. O valor do piso corrigido para 2011 é R$ 1.187. Naquele mesmo ano, cinco governadores entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a constitucionalidade da legislação e só este ano a Corte decidiu pela legalidade do dispositivo.
Com informações da Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário