Produtores interessados na retenção e aquisição de matrizes ou reprodutores terão linhas de crédito especiais oferecidas pelo Governo do Estado. As agências do Banrisul estarão recebendo nos próximos dez dias as orientações sobre como proceder nas operações de crédito aos ovinocultores gaúchos
O Programa Estadual de Desenvolvimento da Ovinocultura foi anunciado pelo veterinário Roberto Azambuja, da equipe da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio durante a abertura da 33ª Expofeira de Herval e visa qualificar e aumentar o rebanho de ovinos nos campos gaúchos. “É objetivo do Governo do Estado incentivar a criação de ovinos”, enfatizou Azambuja. De acordo com Joel Cunha, do Departamento de Crédito Rural do Banrisul, o banco finaliza os ajustes internos para poder iniciar a contratação das operações.
Como funciona o Programa
Os produtores interessados na retenção de matrizes, para agilizar o procedimento, podem buscar junto as Inspetorias Veterinárias a documentação que será exigida. Neste caso, o interessado precisa apresentar à instituição bancária a Declaração de Estoque de Ventres Ovinos, expedida pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ), cópia da declaração que o enquadra como pecuarista familiar (em sendo o caso) e declaração de que recebe assistência técnica (pública ou privada). Para a compra de matrizes ou reprodutores, basta o criador obter junto ao Banrisul a pré-aprovação do crédito.
A todos os interessados, as bases do financiamento oferecido pelo projeto Mais Ovinos no Campo são de até 80% para ventres com mais de seis meses e 100% para fêmeas com menos de seis meses. O benefício da equalização da taxa de juros, ao pecuarista familiar, é maior, desde que comprovada sua condição como tal e que esteja inserido no Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (Lei nº 13.515/10).
A taxa de juros oferecida pelo Banrisul terá redução pela equalização do Fundovinos - fundo criado em 1998 em apoio ao setor. Em contrapartida, os criadores deverão se comprometer em comercializar os ovinos para abate para estabelecimentos com inspeção oficial e seu rebanho de ventres, no segundo ano do financiamento, deverá apresentar um aumento de 20%, no mínimo.
0 comentários:
Postar um comentário