Por: Fabrício Falconi
Uma breve introdução
Em 2010 o esporte mundial já viveu seu maior evento – a Copa do Mundo de Futebol – realizada no meio deste ano, tendo como grande Campeã a Seleção da Espanha, com a Seleção Brasileira chegando apenas até as Quartas-de-Final sendo eliminada pela Seleção Holandesa, Vice-Campeã Mundial.
Dentro da importância devida, para os gaúchos, a dupla Gre-nal vem sempre à frente da Seleção do País, e por isso é inegável que as disputas dos nossos clubes estão sempre latentes em todas as rodas de bate-papo sobre futebol em qualquer canto do nosso estado.
Contudo, para nós hervalenses, além da importância da Seleção Nacional, da paixão extrema pelos clubes de coração do nosso estado, também temos a atenção voltada para a Seleção de Futsal de nossa Cidade, pois ela representa a cidade de Herval por toda a região sul do estado, sob divulgação do maior canal de televisão do estado – a RBS TV – e será com o olhar voltado para estes 03 (três) segmentos futebolísticos que vamos trazer informações, opiniões e sentimentos durante matérias postadas aqui por este BLOG.
INTERNACIONAL BI-CAMPEÃO DA AMÉRICA
Como primeira matéria esportiva para o BLOG, não há assunto mais eminente que o Título conquistado pelo S.C.Internacional no último dia 18 de Agosto de 2010. A conquista além de ter a questão informativa que é comum a qualquer noticiário, aqui para nós tem o olhar de quem esteve no palco da decisão – o Gigante da Beira-Rio em Porto Alegre - e pôde sentir toda emoção de um título inesquecível para todos os Colorados.
A chegada no estádio já demonstrava o que estava por vir durante as próximas horas. Muita emoção e alegria. Era um mar vermelho que desde cedo lotava o entorno do Beira-Rio numa empolgação indescritível. As horas continuaram passando e alguns encontros com ídolos do passado deixaram para nós a noite ainda mais especial, pois Valdomiro, craque colorado da Década de 70 e Fabiano – o Homem da Goleada Colorada sobre o Grêmio por 5x2 em 24 de Agosto de 1997, em pleno Estádio Olímpico, entravam nos camarotes do estádio quando os vimos e pedimos a atenção para fotos que postaremos aqui neste BLOG.
Também prevendo o que aconteceria mais tarde, tiramos fotos com a Taça da Libertadores de América que seria entregue algumas horas depois ao capitão Bolívar, e também com a taça do Mundial de Clubes conquistado pelo Inter em 2006.
Faltava apenas a bola rolar, os 90 (noventa) minutos passarem e a festa colorada continuar. Certo? Não. Havia um adversário mexicano do outro lado, o Chivas Guadalajara, equipe mais popular daquele país e que vinha de uma derrota em casa para o Inter e que, no mínimo, deveria mostrar à sua torcida que não estava na final do campeonato de clubes mais importante da América por acaso. Durante todo primeiro tempo anulou as jogadas ofensivas do time gaúcho, e não bastasse o sofrimento ainda marcou um gol ao 42min da etapa inicial, levando o jogo para o intervalo em vantagem e a decisão do Título para os pênaltis.
Um intervalo tenso, horrível, 15min intermináveis para nós colorados. Dentro do estádio um temor de ver aquela festa não acontecer, pois mais um gol do Chivas e o sonho acabaria.
No retorno ao segundo tempo, um canto sem parar de todos nós que lá estávamos e logo no primeiro ataque, com menos de um minuto, Taison arranca entre a defesa adversária e quase marca. A bola vai para escanteio e na cobrança Bolívar quase faz de cabeça. Ali estavam as provas de que o gol aconteceria a qualquer momento, que a mudança de atitude necessária para a busca do título tinha sido planejada no vestiário por Celso Roth e seria executada pelos jogadores em campo.
Não demorou muito, e aos 16 (dezesseis) minutos, Kleber fez mais um dos seus cruzamentos sensacionais e encontrou Rafael Sóbis, como em 2006, na frente do gol para balançar a rede e trazer o alívio tão esperado naquela noite programada para ser inesquecível. O inter continuou jogando bem e nós, como toda a torcida, não parávamos um instante de incentivar quando aos 30 minutos numa arrancada espetacular Leandro FENÔMENO Damião – foi a brincadeira que ouvi no estádio em seguida ao gol, precisava reproduzi-la – marcou o gol da virada e fez o Gigante entrar em ebulição. Aos 44min, o prêmio ao grande nome Colorado na Libertadores ainda veio para fechar com chave de Ouro o BI-Campeonato da América. GIULIANO recebeu na intermediária, avançou, driblou dois zagueiros e deu um toque de craque por cobertura na saída do goleiro – golaço que deu início a uma festa projetada desde o início da tarde no Beira-Rio. Aos 47min o Chivas ainda descontou, mas confesso que nem vi o gol, pois já estava comemorando o título na arquibancada em uma festa que só pararia nas ruas de Porto Alegre durante a madrugada que não precisava ter fim.
Como Colorado, fica o agradecimento ao grande Gênio desta conquista do BI-Campeonato da Libertadores da América de 2010, Fernando Carvalho, o Vice-Presidente de Futebol do Internacional, pois foi ele que, antes do início da Copa do Mundo quando o time vinha mal e que não teria forças para bater o São Paulo na fase semi-final da competição intercontinental vislumbrou na contratação do técnico Celso Roth a solução dos problemas. Não posso negar que também fui contra no início, como quase toda torcida colorada. Porém, realmente só o estilo Roth de comandar, tomando conta do vestiário, treinando em 02 turnos diariamente e somada a qualidade do grupo de jogadores a disposição dele – coisa antes nunca vista pelo Celso – fizeram o Internacional alcançar o grande objetivo até então idealizado por todos nós. Agora, que venha ABU-DHABI.
Os jogadores que levantaram a América: Renan, Pato Abondanzieri, Lauro, Nei, Bruno Silva, Kleber, Juan, Índio, Eller, Bolívar, Sorondo, Sandro, Guiñazu,Tinga, Glaydison, Mathias, DAlessandro, Giuliano, Andrezinho, Edu, Taison, Sóbis, Alecsandro, Leandro Damião e Everton.
Técnico: Celso Roth. Obs.: até as Quartas de Final foi Jorge Fossati.
Colorados hervalenses presentes na decisão do Beira-Rio: Fabrício Falconi, Cleber Novo, Leonardo Corrêa (Raposão), Marcelo Antunes, Ildo Sallaberry, Ildinho e Roberta Sallaberry. Caso mais algum conterrâneo tenha ido é só entrar em contato que colocamos nesta lista.
SELEÇÃO DE HERVAL NA TAÇA RBS DE FUTSAL
A Taça RBS de Futsal é uma competição disputada entre as seleções das cidades da região sul do estado. Este ano o campeonato conta com a participação de 16 municípios divididos em 04 grupos com 04cidades em cada grupo. Classificam-se 03 seleções por grupo, sendo a primeira colocada classificada automaticamente para a fase de quartas de final da competição, enquanto o segundo e o terceiro colocado participam das oitavas de final na forma de mata-mata pelo sistema de cruzamento olímpico.
Na chave de Herval também estão as seleções de Arroio Grande, Jaguarão e Pedras Altas.
Arroio Grande lidera a chave com 12 pontos, seguida de Herval e Pedras Altas com 06 e Jaguarão com 03 pontos ganhos.
Para encerrar a participação nesta primeira fase da competição, Herval ainda tem um jogo a ser realizado, no próximo dia 16 de setembro, em casa, contra Pedras Altas. Uma vitória classifica a seleção de nossa cidade para as oitavas de final da competição.
Os jogadores que representam nosso município na competição são os seguintes:
Guilherme, Leonardo, Leandro, Gilliard, Niquison, Michel, Roger, Gilvan, Samuel, Andrei,
Osvaldo, Paulinho, Vitor, Gugu, Faris e Pedrinho.
Comissão Técnica: Fabrício Falconi, Francisco Campani, João Pedro Borges e José Andrade.
0 comentários:
Postar um comentário