domingo, 26 de setembro de 2010

Comemoração

Pedras Altas comemora 11 anos de emancipação
O município de Pedras está comemorando nesta semana seus 11 anos de emancipação. A programação que teve início no dia 19 de setembro culmina no dia 28, dia do aniversário da cidade, com mateada no CTG Sentinela de Pedras Altas, apresentações artísticas e escolha da Senhorita Pedras Altas.
Conheça um pouco da história do município:
Pedras Altas herdou seu nome da própria região, devido às pedras existentes a uns três quilômetros da localidade.
Em meados do século XIX a região era conhecida como Coxilha das Pedras Altas. A denominação foi encontrada em cartas escritas à família, por um oficial Farrapo que estava acampado na localidade com as forças de Bento Gonçalves. A correspondência a qual estava escrita a denominação, foi publicada em um Almanaque de Porto Alegre no final daquele século.
Entretanto, Joaquina de Assis Brasil, em depoimento prestado ao historiador Antônio Dias Vargas, no dia 16 de fevereiro de 1969, disse-lhe o seguinte: Os engenheiros da estrada de ferro, a procura de local adequado para instalação dos trilhos, descobriram duas pedras enormes, uma apoiada sobre a outra, com altura aproximada de cinco metros. Admirados com a obra da natureza, fizeram um esboço do achado, ao qual deram o nome de Pedras Altas.
Isto, segundo Joaquina, originou o nome da estação férrea.
O início da povoação foi proporcionado pelo comendador Manoel Faustino DÁvila, dono da estância Vista Alegre, hoje São Manoel, que em 1898 doou os terrenos de sua propriedade, situada na margem oeste de uma das estradas de acesso à estação férrea (atual rua Visconde de Mauá), à ex-agregados e amigos.
Fatos importantes que marcaram a história do município: o estabelecimento da Granja Pedras Altas e seu idealizador, Joaquim Francisco de Assis Brasil, eminente figura de homem público do Rio Grande do Sul e do País; o Tratado de Paz de Pedras Altas, que humanizaria a política; o Grupo Escolar Assis Brasil, criado em 1939, que alicerçou a educação; fundação do Hospital, por iniciativa de Lydia Assis Brasil, que garante atendimento médico à população e a emancipação, que é a esperança de um grande futuro.

1 comentários:

Fato que impera em prodigiosos parabéns a Pedras Altas é para mim ofuscado em face dos quase pêsames que dedico, pelo mesmo motivo, à minha amada Herval. Mesmo sem ser hervalense nato, ainda não perdoei politicamemte a feroz dessossada da Terra do Herval em prol da Senhorita Pedras Altas!

Postar um comentário